Você está ouvindo ao vivo
-00:00
OUTROS PROGRAMAS:

87.5 RCC Rádio Comunitária Caiense

Rádio Comunitária CaienseA voz de São Sebastião do Caí, no ar há 14 anos!

História da Rádio Comunitária Caiense

Há muitos e muitos anos sempre se falou em uma Rádio para São Sebastião do Caí. Em 1997 por ocasião da Festa de São Sebastião a idéia cresceu e começou a prosperar com o Padre Aloísio. Dinâmico e muito atuante ele logo começo a mobilizar lideranças na comunidade.

É do Conhecimento de todos a dificuldade de um trabalho comunitário e ainda mais voluntário, e, portanto, arregimentar pessoas dispostas a se doarem em prol de uma causa. Tramitava no Congresso o Projeto de Lei 3.661 do deputado federal Valdeci Oliveira, subscrito por outros parlamentares.

Então aos 22 de julho de 1997 foi criada a Comunidade São Sebastião de Amparo Social e Cristão tendo como presidente Bromaldo Padilha, o qual mostrou todo o seu empenho e dedicação no seu mandato. Então tínhamos uma entidade e faltava a aprovação da Lei.

Aos 19 de fevereiro de 1998 foi promulgada a Lei 9.612 que faltava ainda ser regulamentada. E pela portaria 191 ela foi regulamentada aos 6 de agosto de 1998.

Passamos a adaptar os documentos necessários, requerer as certidões e declarações para que pudéssemos ingressar com o nosso processo de outorga o que fizemos em maio de 1999. Passamos a aguardar. Surgiram as pressões das rádios comerciais.

O tempo passava, a gente aguardava.

De maio de 1999 a maio de 2002 foram 3 anos – PARADO!

O Ministério das Comunicações pediu a troca do nome da associação e mudanças nos estatutos. A associação passou a se denominar: "Comunidade São Sebastião de Amparo Social", nome que nos acompanha até hoje. Em 9 de agosto de 2.002 saia a portaria 15988 outorgando a concessão a Comunidade São Sebastião de Amparo Social, mas ainda faltava passar no Congresso para ser homologado e de acordo com a constituição o prazo é de 3 meses.

Finalmente aos 03 de julho de 2003 recebemos a tão esperada Licença de Operação para Rádio Comunitária. Foram 6 anos de espera. Uma grande espera, uma boa luta, por uma boa causa.

Tínhamos vencido a primeira etapa, mas agora precisávamos do equipamento.

Partimos para a segunda etapa, em busca de apoio financeiro. Conseguimos o apoio com empresas e o comércio da cidade.

No dia 1º de Novembro de 2003 entramos no ar em caráter experimental, e no dia 15 de novembro a emissora entrou no ar. Diversas autoridades discursaram, entre elas o prefeito da cidade e o presidente da Comunidade São Sebastião de Amparo Social Pio Rambo (Leia o discurso).

Às 11 horas e 15 minutos do dia 15 de novembro de 2003 acabava de ser leiloada a primeira música a ser tocada na RCC. Quem comprou o direito de apertar o botão do 'play' do CD 1 da emissora foi a Banda Expressão representada por Paulo Silva (Paulinho JR), no valor de R$210,00.

A música que iniciou a transmissão oficial da RCC foi: Vozes da Primavera de Johann Strauss Jr.

Copyright © 2017 Comunidade São Sebastião de Amparo Social (entrar)