Nós consumidores somos muito mal atendidos. Seja pela empresa prestadora de energia, de água, de telefone, de transporte, de tudo aquilo que somos obrigados a usar de uns poucos fornecedores. “Brasileiro é tão bonzinho” esta frase ficou famosa, por que? Porque nos chama de acomodados, de “paratiquieto”. Veja bem, a proteção do consumidor é um direito e está inscrito na constituição. Temos o CDC - Código de Defesa do Consumidor, que rege as relações de consumo e já foi reconhecido como um dos mais avançados do mundo. Aprovado pelo Congresso, há 20 anos, cabe mais uma vez lembrar que, o mundo mudou, e muito. As relações de consumo tornaram-se mais complexas. Na época o telefone celular era um projeto; não existia a banda larga o comércio eletrônico; os serviços públicos eram fornecidos por empresas estatais; a globalização apenas começava. Veja só quanto e como as coisas mudaram. Mas, os princípios declarados no código continuam válidos e suficientes para nos proteger como consumidor. É importante e preciso sobre seus direitos e como exercê-los. A informação certa para se ter direito é fundamental. (PG 20.10.2011)